GEOGRAFIA

                 ISLAMISMO



 




       O islamismo é uma religião monoteísta, ou seja acredita em um único Deus, é fundamentada nos ensinamentos de Mohhamed ou Muhhamed, chamada pelos Ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano de 570, Maomé começou suas pregações as 40 anos, onde atualmente se localiza a Arábia Saudita.
        A palavra Islã significa submeter se e exprime a obediência e a lei da vontade de Allah (Allah Deus em Arábe) . Seus seguidores são chamados de Muçulmanos, aquele que se subordina a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expandi no mundo, está presente em mas de 80 países.



                                      LIVRO SAGRADO ALCORÃO


         O livro sagrado do Islamismo é o Alcorão, consiste nas revelações de Maomé de 610 á 632, seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.

          Os principais fundamentos do Islamismo para os Muçulmanos são:


- Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta;
- Realizar cinco orações diárias comunitárias ( sãlat );
- Ser generoso para com os pobres e dar esmolas;
- Obedecer ao jejum religioso durante o ramadã (mês anual de jejum);
- Ir em peregrinação à Meca pelo menos uma vez na vida (hajj).



XIITAS  E SUNITAS 


Principal divisão do Islamismo, ambos acreditam em Alá como único, assim como Maomé o último profeta.

XIITAS 


  Liderança do Islã deve ficar com Alá, primo e genro de Maomé .
  Representam 15% da população muçulmana ,  maio parte está no Irã.


SUNITAS 


    Liderança do Islã deve ficar com Abu Bakr .
     Representam 85% da população, não radicais. 


          CRISTIANISMO



Com cerca de 2,1 bilhões de adeptos atualmente, o Cristianismo é a maior religião do mundo, sendo predominante na Europa, América e Oceania. A religião se iniciou através dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, considerado o salvador da humanidade. O cristianismo é uma religião abraâmica, da mesma forma que o Islamismo e o Judaísmo.
Os seguidores de Jesus são chamados de “cristãos”; tal denominação foi utilizada pela primeira vez em Antioquia, uma colônia militar grega. O livro sagrado dos cristãos é a Bíblia Sagrada, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento. A primeira parte conta a história da criação do mundo, das leis, tradições judaicas, etc. Já o Novo Testamento conta a vida de Jesus, como os cristãos primitivos viviam, etc.


Jesus Cristo nasceu em Belém, Judeia (Palestina), por volta do ano 6 a.C. Seus ensinamentos morais, como o amor a Deus e ao próximo, fizeram com que sua vida passasse a ser um exemplo a ser seguido. Aos 33 anos, Jesus morreu crucificado injustamente e ressuscitou após o terceiro dia.
Existem três ramos do Cristianismo: Protestantismo, Catolicismo e Igreja Ortodoxa. Em razão disso, existem, também, diferentes concepções e aspectos em cada um deles. Contudo, de forma universal, podemos afirmar que os adeptos ao Cristianismo creem na existência de um Deus, criador do universo; de Jesus Cristo, elemento central da religião, considerado o redentor da humanidade; e da vida após a morte.
O Cristianismo se difundiu grandemente pela Ásia, Europa e África. A religião cresceu tanto que, no ano de 313, o imperador Constantino concedeu aos cristãos liberdade de culto; e em 392, foi considerada a religião oficial do Império Romano. 

  BUDISMO
                               


   Budismo é uma religião e filosofia fundamento nos ensinamentos de Buda , e tem aproximadamente 2.500 anos . Ela tenta condicionar a mente de maneira a levá-lá a paz , sabedoria , alegria, serenidade e liberdade . O budismo tem por objetivo trabalhar o espiritual do homem , pois um espírito sadio significa um corpo saudável . 





Quem foi Buda? Siddhart Gautama , o Buda, nasceu no século VI ,em Kapilavastu, norte da Índia em que hoje se corresponde a Nepal . Ele era um príncipe  que logo após seu nascimento , foi levado pelos seus pais ao templo para ser apresentado aos sacerdotes. Lá surgiu um senhor sábio , ele tomou o menino em sua mãos e profetizou " este menino será grande entre os homens , será um rei " .
   Buda fundou a doutrina budista, cujo o principal conceito é de que as respostas do homem se encontrar em seu interior.


          HINDUÍSMO



O hinduísmo é a principal religião da Índia , é um tipo de união de crenças com estilos de vida. Sua cultira religiosa é a união de tradições étnicas. O hinduísmo é a mais antiga de todas as maiores religiões do mundo . Algumas tradições do hinduísmo remontam a mais de 3 mil anos. Ao longo dos séculos , no entanto, seus seguidores chamados hinduístas vêm aceitando muitas idéias novas e acrescentando-as ás antigas.  Essa religião não teve um fundador e não possui uma organização central. Ninguém criou uma relação de crenças que todos os hinduístas devem seguir, mas todos os hinduístas respeitam os Vedas , um conjunto antigo de textos sagrados.  



Divindades

Os hindus são politeístas (acreditam em vários deuses). São os principais : Brahma ( representa a força criadora do Universo ) , Ganesha ( deus da sabedoria e sorte ) , Matsya ( aquele que salvou a espécie humana da destruição ), Sarasvati ( deusa das artes e da música ) , Shiva ( deus supremo criador da Ioga ) , Vishnu ( responsável pela manutenção do Universo) .
Os hinduístas acreditam num poder espiritual chamado brãman . Brãman é a fonte de toda a existência e está presente em tudo e em todos os lugares . A alma humana , chamada atman , faz parte do brãman universal. Em geral os hinduístas acreditam que quando alguém morre a atman renasce em outro corpo.
Para eles, uma alma pode voltar muitas vezes na forma humana, animal ou até vegetal.
Essa idéia é reconhecida como reencarnação . O ciclo de renascimento continua até que se aceite que o atman e o brãman são a mesma coisa. A maioria dos hinduístas acha que libertar-se desse ciclo é o objetivo mais elevado da pessoa.

Crenças :

Aqueles que seguem o Hinduísmo devem respeitar as coisas antigas e a tradição, acreditar nos livros sagrados , crer nas divindades , persistir no sistema das castas ( determina o status de cada pessoa na sociedade ) , ter conhecimento da importância dos ritos : confiar nos guias espirituais e, ainda, acreditar na existência de encarnações anteriores.
  
Imagens dos  Livros Sagrados do Hinduísmo, está escrito em sânscrito védico, que é uma língua indo-européia: 


     DENSIDADE GEOGRÁFICA


             Distribuição da População mundial
   

           A distribuição mundial não está distribuída igualmente, porque existe vazios demográficos que ocorrem nas zonas de clima polar com frio intenso, deserto com calor imenso e florestas densas.



                                           O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL


      Durante a idade media, guerras e epidemias foram os principais fatos da baixa taxa de crescimento demográfico até o século XVIII.
Já no século XIX, fizeram a melhoria nas agrícolas com a redução da fome. O ritmo populacional no mundo inteiro acelerou-se no inicio do século XX, a terra abrigava 1,7 bilhão de pessoas.
Após a segunda guerra mundial ouve descobertas na área da saúde como vacinas e antibiótico, com isso reduziu a taxa de mortalidade nos países menos desenvolvidos, com o fato do crescimento acelerado populacional, ficou conhecido como a explosão geográfica . Já no século XXI o mundo já contava com mais de bilhões de habitantes, no ano de 2011 atingiu 7 bilhões.

                                    CRESCIMENTO DESIGUAL DA POPULAÇÃO MUNDIAL

       Os países desenvolvidos e menos desenvolvidos não tem participação igual no crescimento da população mundial. A taxa demográfica nos países desenvolvidos está em torno de 0,2% por ano, já nos países menos desenvolvidos ela tem ficado, de modo geral acima de 2% anuais. Em 2050 estimasse que 85% da população mundial será desses países.

                                               PERFIL INTERNO E DISPARIDADES

        Nos países desenvolvidos a taxa de fecundidade somadas ao aumento da expectativa de vida ao nascer, vem levando a proporção de idosos e reduzindo de jovens. Embora seja uma tendência mundial, o envelhecimento da população afeta principalmente países Europeus, gerando mais gastos com aposentados além de uma diminuição da PEA ( População Economicamente Ativa).
  Já os países menos desenvolvidos contam com o maior números de jovens, o que apresenta maiores gastos dos governos com escolarização. Além da necessidade de criar mais empregos para tender de pessoas em busca do mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário